Na programação do Olhar Independente vamos conhecer a série Acorde Poesia, do Sertão Para o Mar, um projeto audiovisual desenvolvido com o intuito de evidenciar as riquezas do solo potiguar.
Produzido pela @zcriar_ , O “Acorde Poesia” une a literatura e a música em 7 episódios, com o objetivo de valorizar os artistas apresentados e incentivar o desenvolvimento turístico de cada lugar visitado.
Enaltecendo o Rio Grande do Norte e dando destaque as belezas naturais e os artistas locais de cada destino, o Acorde Poesia é uma série que fomenta a cultura local, e nesse primeira temporada registramos os municípios que integram o Polo Turístico do Sertão para o Mar.
Na exibição do programa de hoje, iremos conhecer um pouco Galinhos, Guamaré e Jandaíra. Descobrindo um pouco das suas características e os potenciais artísticos e culturais.
GALINHOS: O seu nome surgiu, por causa dos peixes “galos” da região que por serem de pequeno porte, eram chamados, pelos pescadores de “galinhos”. Galinhos localiza-se do Litoral Norte potiguar. A cidade fica a cerca 166 km de Natal. Sua população é estimada em aproximadamente 2.500 habitantes. Atualmente, Galinhos vem despontando como um novo destino turístico devido às suas praias desertas e a paisagem preservada da região. Suas principais atrações são: a Praia de Galinhos, a Praia do Farol, as Dunas do Capim, a Praia de Galos, a Duna do André e o passeio de barco pelo Rio Aratuá.
GUAMARÉ – Tem a origem de seu nome formada pela junção das palavras água e maré, por estar localizada às margens dos rios Aratuá e Miassaba. Em 07 de maio de 1962 Guamaré foi desmembrado de Macau, se tornando um novo município potiguar. A cidade está localizada a 166 quilômetros de Natal. Em 08 de dezembro a cidade comemora a festa de Nossa Senhora da Conceição com momentos festivos e de muita devoção. As fazendas de sal e as gamboas que se escondem em meio aos manguezais que margeiam a cidade são atrativos que garantem contatos e aprendizados bem distintos aos visitantes. Praias desertas, os manguezais e todo o seu ecossistema formam um cenário perfeito para quem busca turismo de vivência e experiência. Outro local aberto a visitação é o Centro Cultural de Guamaré, um lugar onde a cultura pulsa e você pode conferir o melhor do artesanato local.
JANDAÍRA – Foi elevada à condição de vila. mas foi somente em 27 de dezembro de 1963 Jandaíra teve sua emancipação política. A festa do padroeiro do município, São José Operário conta com a participação dos católicos e movimenta a cidade. O município apresenta diversas áreas com ocorrência cavernas, servindo como áreas de descanso e reprodução de aves, répteis e mamíferos. Jandaíra Está localizada a aproximadamente 120 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. A área possui dezenas de cavernas calcárias que são utilizadas pelos nativos e visitantes como área de lazer, visitação e pesquisas científicas. O município através do grupo Cavernature tem utilizado este fator como elemento impulsionador do desenvolvimento local. Na exibição de logo mais, iremos desfrutar da sonoridade do Violino de Leandro, dos cordéis de Levô Andrade e do recital de poético de Francisco de Betânia.
É HOJE (24/04), às 18h, na @tvurn e no YouTube .https://www.youtube.com/watch?v=xA80TaDqNmg&t=32s